Home INFORME CONTEC 161 anos da Caixa Econômica Federal

161 anos da Caixa Econômica Federal

0
29

Nesta quarta-feira (12), a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, um dos maiores patrimônios públicos brasileiros, completa 161 anos. Trata-se de um dia de alegria pois demonstra a força, a dedicação de seus empregados e o legado incalculável que essa empresa pública tem para os mais de 213 milhões de cidadãos brasileiros.

A CAIXA leva serviços bancários a todos os cantos do País e desempenha um importante papel social, na distribuição de programas de assistência social voltados à sobrevivência de milhares de famílias; à moradia; à alimentação e também dá suporte aos trabalhadores aposentados e/ou afastados do trabalho. Entre eles estão o FGTS, Fies, Seguro-desemprego.

“Em 161 anos, a CAIXA cumpre seu papel de levar o desenvolvimento e o suporte social a todos os municípios brasileiros. Ela dá esperança e nutri o Brasil de desenvolvimento. Seu desempenho é inquestionável e o Brasil precisa da CAIXA”, avalia o presidente da CONTEC, Lourenço Prado.

Ele destaca as constantes ameaças de privatização da instituição e os prejuízos da medida. “A CAIXA é um dos mais ricos patrimônios do brasileiro. Precisamos defender e enaltecer essa instituição e, claro, seus empregados. É um banco que só dá lucro e trabalha muito bem em benefício do Brasil. Não podemos abrir mão do que está dando certo”, avalia Lourenço Prado.

Durante a pandemia, o brasileiro viu de perto como a Caixa é fundamental para todos. O Banco Público foi o agente pagador do auxílio emergencial para mais de 67,9 milhões de brasileiros. Além disso, disponibilizou na conta de mais de 60 milhões de brasileiros o FGTS Emergencial.

Para esses dois pagamentos, a Caixa abriu uma conta poupança social digital para cada brasileiro receber os pagamentos. Milhares de pessoas tiveram, pela primeira vez, acesso a uma conta bancária. Usando o aplicativo Caixa Tem, era possível pagar boletos, transferir o dinheiro, ter acesso a um cartão de débito virtual e até pagar compras em estabelecimentos com um sistema QR Code.

Nesses 161 anos, a CAIXA mostrou como é importante. Numa trajetória – que não foi fácil – gloriosa, a Caixa sempre esteve ao lado do povo brasileiro em todos os momentos.

O post 161 anos da Caixa Econômica Federal apareceu primeiro em Contec Brasil.

Carregar mais artigos relacionados

Veja também

Últimos dias para participar do seminário da CONTEC na base da Feeb GO/TO

A Nova Visão Sindical será tema do seminário que a CONTEC vai oferece…