Home Mundo Hong Kong adia eleições legislativas por coronavírus

Hong Kong adia eleições legislativas por coronavírus

0
12
A votação estava prevista para ocorrer em setembro. Foi adiada devido ao aumento de casos de coronavírus. A decisão que pode aumentar a revolta da oposição. A executiva-chefe de Hong Kong, Carrie Lam, faz uma pausa enquanto realiza uma coletiva de imprensa, em maio de 2020
Kai Pfaffenbach/Reuters
A chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou nesta sexta-feira (31) o adiamento das eleições legislativas que estavam previstas para setembro devido ao aumento de casos de coronavírus, uma decisão que pode aumentar a revolta da oposição.
Hong Kong veta 12 candidaturas e prende quatro estudantes sob lei de segurança nacional
“Hoje anuncio a decisão mais difícil dos últimos sete meses que é a de adiar as eleições para o Conselho Legislativo”, afirmou em referência ao Parlamento da cidade.
O governo de Hong Kong havia vetado 12 candidatos pró-democracia eleições legislativas na quinta-feira (30). Entre os fatores citados como justificativa, estava a oposição desses candidatos à nova lei de segurança nacional imposta pela China.
Entre os barrados está o ativista Joshua Wong, alguns membros do Partido Cívico e outros que haviam vencido uma prévia não-oficial no começo deste mês.
Há um mês, o Partido Comunista da China anunciou uma lei de segurança nacional foi decretada para enquadrar Hong Kong, uma região semi-autônoma com um sistema próprio de gestão.
UE adota medidas contra à lei de segurança nacional da China para Hong Kong
O governo disse que vai barrar mais candidatos.
Os críticos dizem que a medida acontece para impedir a ascensão de uma geração de democratas, depois de uma vitória incontestável nas eleições para os conselhos distritais no ano passado.
Carregar mais artigos relacionados

Veja também

Nos EUA, mais de 97 mil crianças tiveram Covid-19 no fim de julho, diz estudo

Escolas ainda estavam fechadas no país. No início de agosto, ensino presenci…