No último dia 12 de setembro, os líderes sindicais Isaú Joaquim Chacon e Adolfo Lima, presidente do Sindicato dos Securitários do Rio de Janeiro, foram homenageados pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, em solenidade realizada no Auditório Nereu Ramos, no Congresso Nacional, em Brasília.
O evento marcou as comemorações oficiais dos 123 anos do presidente Juscelino Kubitschek e reuniu autoridades, parlamentares, lideranças e representantes de diversos setores da sociedade. Na ocasião, também ocorreu a posse dos novos membros do Conselho da Academia e o lançamento da edição especial da Revista Network – Líderes do Brasil.
Isaú Chacon, que atualmente é presidente do Sindicato dos Securitários no Distrito Federal, presidente da Federação Nacional dos Securitários (FENESPIC) e 1º vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), recebeu a distinção como Conselheiro na área de Sindicato e Federação. A homenagem reconhece sua trajetória de dedicação à defesa dos trabalhadores, seu compromisso com a representatividade e sua atuação no fortalecimento do sindicalismo em âmbito nacional.
Na mesma cerimônia, Adolfo Lima, presidente do Sindicato dos Securitários do Rio de Janeiro, também foi agraciado com a honraria, pelo trabalho em defesa da categoria, sua atuação em prol da valorização dos trabalhadores securitários e pelo fortalecimento das instituições sindicais.
Em seu discurso de agradecimento, Chacon destacou a importância do trabalho conjunto entre sindicatos, federações e sociedade civil:
“Este reconhecimento não é apenas pessoal, mas de todos aqueles que acreditam no valor da representatividade sindical e na força da união dos trabalhadores em prol de um futuro mais justo e inclusivo.”
A homenagem reafirma o protagonismo de Isaú Chacon e Adolfo Lima como lideranças atuantes, ampliando o espaço de diálogo e participação das entidades sindicais nas instâncias de decisão e reafirmando o papel estratégico do sindicalismo no desenvolvimento do país.



